Home Login
Fundação Gil Eannes Fundação Gil Eannes Fundação Gil Eannes

Características do navio

Os motores principais são dois, cada um de 1400BHP a 300 r.p.m.. Entre os auxiliares mais importantes, contam-se 5 grupos electrógeneos capazes de fornecerem 512kW, 16 grupos electrobombas e 2 grupos electrocompressores. A potência eléctrica total instalada é de cerca de 780kW.

 

O sistema de comunicações internas do navio compreende uma rede de telefones automáticos, uma outra de intercomunicadores, uma instalação de som para música e ordens, além dos usuais porta-vozes e telégrafos mecânicos de ordens. Para as comunicações com o exterior, o navio está equipado com uma instalação de T.S.F. das mais completas, compreendendo receptores e transmissores de grafia e fonia, nas gamas de onda autorizadas.

 

Foi particularmente cuidado o estudo da ventilação, que é feita com ar aquecido para prover também à manutenção da temperatura ambiente dos locais habitados ao nível dos 18ºC. O aquecimento do ar é feito com vapor fornecido por uma caldeira de 50 metros quadrados de superfície de aquecimento.

O navio tem um elevador para o serviço da parte hospitalar e lavandarias mecanicas completas, com aparelhagem de desinfecção, máquinas de lavar, enxugar e passar a ferro.


A aparelhagem de navegação compreende, além do usual, girobússola com duas repetidoras, sondador eléctrico, aparelhagem Loran de posição, radiogoniómetro e radar.

 

(Retirado da brochura original dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e pelo Grémio dos

Armadores de Navios da Pesca do Bacalhau de 1955 e constante na reedição "Gil Eannes"

da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comissão Especial Pró Gil Eannes de 1997)

12