Navio Gil Eannes recebe exposição de “Cirurgia CardioTorácica”
10.04.2017

Navio Gil Eannes recebe exposição de “Cirurgia CardioTorácica”

No passado sábado, dia 8 de abril, pelas dezoito horas na sala “José Hermano Saraiva” no Navio Hospital Gil Eannes foi inaugurada a exposição de “Cirurgia Cardiotorácica” do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

A sessão de abertura contou com a presença de José Maria Costa, presidente da Fundação Gil Eannes, Dr. Luís Vouga, diretor de serviço, Dr. Filipe Carneiro, médico do serviço de cirurgia na referida especialidade e João Lomba da Costa, administrador da Fundação Gil Eannes.

A exposição exibe 39 fotografias de autoria do Dr. Filipe Carneiro, que através destas imagens pretende demonstrar o trabalho de toda a equipa que diariamente presta os mais diversos cuidados na área da cirurgia cardíaca e cirurgia torácica geral.

A cirurgia cardíaca envolve maioritariamente a cirurgia de bypass coronário e a cirurgia valvular. A cirurgia torácica geral ocupa-se das doenças do pulmão e mediastino, como por exemplo os tumores, a tuberculose, os traumatismos, entre outros.

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho teve origem na década de 50 como centro de cirurgia torácica, sob a direção do Dr. António Sant’Ana Gandra, e a cirurgia cardíaca foi implementada na década de 80 pelo Dr. Jaime Neto.

A exposição que conta com o apoio da Fundação Gil Eannes, integra o percurso de visita ao navio museu Gil Eannes, e pode ser visitado todos os dias a partir das 9.30h.

10 de Abril de 2017