Navio Gil Eannes o melhor museu do Norte e 7º a nível nacional
29.09.2017

Navio Gil Eannes o melhor museu do Norte e 7º a nível nacional

O Navio Gil Eannes foi classificado pelo Tripadvisor, maior site de viagem do mundo, como um dos 10 melhores Museus de Portugal tendo ficado em 7º lugar nos Travelers’ Choice Awards em 2017.

Os Travelers' Choice Awards são determinados através das avaliações feitas pelos utilizadores do Tripadvisor em todo o mundo e durante 12 meses.

A seleção é feita a nível mundial, mas também por regiões e, em Portugal, em dez museus distinguidos um é de Viana do Castelo, o Navio Gil Eannes.

Lista dos 10 eleitos em Portugal são:

1. Museu Calouste Gulbenkian | Lisboa
  2. Museu Nacional do Azulejo | Lisboa
  3. Museu Coleção Berardo | Lisboa
  4. Museu Nacional de Machado de Castro | Coimbra
  5. Museu do Ar | Sintra
  6. Museu Nacional de Arte Antiga | Lisboa
  7. Navio Gil Eannes | Viana do Castelo
  8. Museu de Aveiro | Aveiro
  9. Museu Monográfico de Conímbriga | Condeixa-a-Nova
  10. Museu Nacional dos Coches | Lisboa

Consultar em https://www.tripadvisor.pt/TravelersChoice-Museums-cTop-g189100

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira. Também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

O Gil Eannes encontra-se aberto ao público como navio museu desde agosto de 1998 e ao longo destes anos já foi visitado por mais de 845 mil visitantes.

O navio museu pode ser visitado todos os dias a partir das 9h30.

29 de Setembro de 2017