Exposição
18.05.2010

Exposição

O Sargaço no Litoral Norte: Tradição e Novos Usos é uma exposição sobre o aproveitamento das algas nos concelhos de Viana do Castelo, Esposende e Caminha.

"O Litoral Norte de Portugal caracteriza-se geograficamente por um relevo acidentado e com aproveitamento intensivo da veiga para a agricultura.

A proximidade destas terras com o mar ameaça a fertilidade dos solos com a invasão das areias e do sal que o vento marítimo transporta. No entanto, o mar trouxe também a solução, uma vez que foi o sargaço que forneceu os nutrientes para combater o problema. Desta interação do Homem com o Meio Natural nasceu um território individualizado e com um carácter muito próprio."

A exposição estará patente de 20 de Maio a 15 de Junho, na sala de reuniões do Navio Hospital Gil Eannes, integrando o percurso de visita ao navio museu.