Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Gil Eannes
27.01.2012

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Gil Eannes

O Secretário de Estado do Desporto e da Juventude esteve, no passado dia 26 de Janeiro, a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, acompanhado pelo Presidente da Fundação Gil Eannes e Administradores, a visitar os espaços museológicos do Navio Hospital Gil Eannes.

O Presidente da Fundação Gil Eannes informou sobre o que já foi recuperado desde o regresso do navio a Viana do Castelo e deu conta dos principais projectos que a Fundação Gil Eannes prevê desenvolver em 2012.

Projectos como a criação do “Centro de Mar” que prevê a reabilitação dos espaços interiores do navio, o arranjo do convés de madeira e a instalação de um Centro de Interpretação Ambiental e de um Centro de Documentação do Mar. O desenvolvimento de um programa museográfico, através do Promar, que prevê a valorização do património do navio e o melhoramento do percurso de visita e ainda, a beneficiação dos espaços hospitalares que conta com o apoio do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, através da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo.

A visita contou ainda com a passagem pelas antigas enfermarias do navio hospital onde se encontra instalada a única Pousada de Juventude flutuante do país, integrada na rede das Pousadas de Juventude, que funciona desde Agosto de 2003, e que integra 66 camas e uma sala de convívio.

O Navio Hospital Gil Eannes que se encontra aberto ao público desde 1998 regista 568 665 visitantes e a Pousada de Juventude regista 36 284 dormidas.