Navio Hospital Gil Eannes celebra o 19º Aniversário no 31 de Janeiro
26.01.2017

Navio Hospital Gil Eannes celebra o 19º Aniversário no 31 de Janeiro

No próximo dia 31 de Janeiro, a Fundação Gil Eannes comemora o 19º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

Para assinalar a data, a Fundação Gil Eannes tem programado para esse dia várias atividades:

9H30 às 18H00
- Visitas gratuitas ao navio museu e projeção do documentário “Mais Vale Tarde do que Nunca” do Prof. José Hermano Saraiva

17H30 Palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca, na sala de reuniões do navio museu
  • Apresentação da linha editorial da Fundação Gil Eannes com lançamento do primeiro livro “João Álvares Fagundes – Um Homem dos Descobrimentos”, autor Senos da Fonseca, na sala de reuniões do navio museu

21H00 Projeção do vídeo do espetáculo “Anjo Branco”, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Este espetáculo que foi gravado a bordo do Navio Hospital Gil Eannes durante a representação da peça de teatro realizada pelo Teatro do Noroeste – CDV.

O Navio Hospital Gil Eannes foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

A sua principal função foi prestar assistência hospitalar aos pescadores e tripulantes da frota bacalhoeira. Também foi navio capitania, navio correio, navio rebocador, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

O Gil Eannes encontra-se aberto ao público como navio museu desde agosto de 1998 e ao longo destes anos já foi visitado por mais de 774 mil visitantes.

A Fundação Gil Eannes
26 de Janeiro de 2017.