Home Login
Fundação Gil Eannes Fundação Gil Eannes

18º Aniversário do regresso do Navio Gil Eannes a Viana do Castelo

Comemorações a 31 de Janeiro 2016

Programa

  • 9H30 às 18H00 - visitas ao navio museu (neste dia as entradas são gratuitas)
  • 18H00 - recepção na sala Prof. José Hermano Saraiva
Apresentação dos livros do Comandante Valdemar Aveiro: "80 Graus Norte - recordações da Pesca do Bacalhau"; "Histórias Desconhecidas dos Grandes Trabalhadores do Mar"; Murmúrios do Vento" e "Ecos do Grande Norte"

Visita à requalificação do Bloco Operatório

Dramatização "Ah, Mar d'um Cão!": ATIVAjúnior/ ATIVAsénior/ Enquanto Navegávamos - Teatro do Noroeste CDV | Projeto Comunidade
  • 21H00 - documentário "nos mares da memória - estórias de uma faina maior..." - no Teatro Municipal Sá de Miranda, Viana do Castelo
 

ver evento

ver imagem

 

 




O Navio Hospital Gil Eannes
, construído em Viana do Castelo nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos.

Em 1998, a Fundação Gil Eannes, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, resgatou-o da sucata por cerca de 250 mil euros, após uma inédita campanha que envolveu todos os estratos sociais vianenses.

Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.

A reconversão transformou-o num espaço museológico, integrando salas de exposição, sala de reuniões, loja de recordações, quatro quiosques multimédia, um simulador de navegação e uma Pousada de Juventude.

 Visitas ao navio museu

Visitas guiadas a grupos, inscrição »

Atividades Educativasmais informação »

Siga-nos em

www.facebook.com/naviogileannes

https://twitter.com/NavioGilEannes