Exposição “Heróis que o tempo não apaga” no Navio Gil Eannes
16.05.2017

Exposição “Heróis que o tempo não apaga” no Navio Gil Eannes

No próximo dia 20 de Maio, Dia Europeu do Mar, pelas 17 horas no Navio Hospital Gil Eannes será inaugurada a exposição fotográfica “Heróis que o tempo não apaga – Um dia a bordo de um lugre bacalhoeiro”.

A exposição que será itinerante é composta por 25 painéis alusivos à faina da pesca do bacalhau à linha retrata a vida a bordo de um lugre da pesca do bacalhau.

Inerente a esta temática, direcionado para a população escolar, será apresentado um livro didático intitulado “Heróis que o tempo não apaga – Uma viagem no tempo” de autoria do professor José Amadeu Gavinho Costa.

Associado à exposição, e no seguimento da linha editorial que a Fundação Gil Eannes deu início este ano, será apresentado o livro “Heróis que o tempo não apaga – Um conto real de vida”, escrito pelo Capitão Valdemar Aveiro e dedicado “às viúvas de homens vivos”.

O catálogo da exposição conta com prefácio do Capitão Vitorino Ramalheira, último Capitão do lugre Santa Maria Manuela enquanto navio da pesca do bacalhau à linha.

Quer a exposição quer os livros aqui mencionados, contam com o patrocínio exclusivo do grupo empresarial Jerónimo Martins, atual proprietário do lugre Santa Maria Manuela que em tempos pertenceu à frota da Empresa de Pesca de Viana.

No final do evento os convidados terão um momento de confraternização onde será servido a “chora”, a tão conhecida sopa de bacalhau que era feita pelos pescadores durante a faina do “fiel amigo”.

A exposição integra o percurso de visita do navio museu, a qual estará patente até 31 dezembro 2017, e pode ser visitado diariamente a partir das 9h30.

12 de Maio de 2017