Homenagem a bordo do Navio Gil Eannes
04.09.2017

Homenagem a bordo do Navio Gil Eannes

Mário da Costa Fernandes Esteves, Capitão do Navio Hospital Gil Eannes, e após dois anos do seu falecimento, foi hoje, dia 17 de agosto, homenageado pelo seu filho e familiares nos aposentos do capitão, mais precisamente no salote situado na ponte deste emblemático navio.

Na cerimónia para além dos convidados do filho do Capitão, esteve presente José Maria Costa, Presidente da Fundação Gil Eannes e João Lomba da Costa, vogal no Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes.

Durante a sessão assistiu-se a dois discursos, um do filho do Capitão e outro de Ulla Birkved Jensen, antiga trabalhadora dos correios de Godthaab, a qual há 50 anos fazia o tratamento de toda a correspondência que o Capitão Mário Esteves levava dos pescadores, que andavam na pesca do bacalhau por mares da Terra Nova e Gronelândia, para seguir destino aos familiares em Portugal.

Do discurso de homenagem ao Pai e Capitão do Gil Eannes ficam as seguintes palavras “… alguém que conhecia profundamente a sua profissão, que honrou, e que o levou a locais proibidos pelo regime politico da altura, nunca tendo negado aos marinheiros de outras nacionalidades ou credo o seu apoio ou dos seus homens.”

Recorde-se que o Capitão Mário Esteves foi o segundo capitão deste navio hospital, durante 12 anos comandou o Gil Eannes, mais precisamente entre 1 de abril de 1959 e 5 de março de 1971.

17 de Agosto de 2017