Fundação Gil Eannes recebe prémio Identitas Mare 2020
29.09.2020

Fundação Gil Eannes recebe prémio Identitas Mare 2020

No passado sábado, dia 26 de setembro, a bordo do Navio Gil Eannes, decorreu na Sala José Hermano Saraiva a sessão para a entrega do troféu de Excelens Mare à Fundação Gil Eannes, FP.

Os Prémios Excellens Mare são um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, e tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades nas atividades do Mar.

Anualmente, são entregues 7 prémios, a nível internacional, e este ano a PwC – PricewaterhouseCoopers distinguiu a Fundação Gil Eannes, FP com o prémio Identitas Mare, durante o webinar Excellens Mare, que decorreu no final do mês de julho.

De acordo com o Júri do Excellens Mare, “a Fundação Gil Eannes nasce no contexto da meritória ação dos cidadãos de Viana do Castelo que resgataram da sucata o icónico Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Este emblemático navio iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Após ter sido desativado esteve quase para ser desmantelado, no entanto, o extraordinário gesto dos Vianenses que, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, o compraram, o reabilitaram e o transformaram num excelente espaço museológico, salvando assim este símbolo da epopeia da pesca do bacalhau. Desde que a gestão deste património foi entregue à Fundação Gil Eannes mais de um milhão de pessoas visitaram este fantástico navio”.

Na sessão, na qual estiveram presentes o Presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa, o Vice-Presidente, João Costa, e o Vice-Presidente do Município de Viana do Castelo, Vítor Lemos, foi realizada a entrega do prémio pelo Dr. Miguel Marques, Presidente do Júri Excellens Mare na Gala 2020 e sócio da PwC Portugal, responsável pelos assuntos do Mar.

A Fundação Gil Eannes, FP

29 de setembro de 2020.