Home Login
Fundação Gil Eannes Fundação Gil Eannes
Fundação Gil Eannes recebe prémio Identitas Mare 2020
29.09.2020

Fundação Gil Eannes recebe prémio Identitas Mare 2020

 No passado sábado, dia 26 de setembro, a bordo do Navio Gil Eannes, decorreu na Sala José Hermano Saraiva a sessão para a entrega do troféu de Excelens Mare à Fundação Gil Eannes, FP.

 

Os Prémios Excellens Mare são um contributo de referência, em Portugal e no Mundo, e tem como objetivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades nas atividades do Mar.

 

Anualmente, são entregues 7 prémios, a nível internacional, e este ano a PwC – PricewaterhouseCoopers distinguiu a Fundação Gil Eannes, FP com o prémio Identitas Mare, durante o webinar Excellens Mare, que decorreu no final do mês de julho.

 

De acordo com o Júri do Excellens Mare, “a Fundação Gil Eannes nasce no contexto da meritória ação dos cidadãos de Viana do Castelo que resgataram da sucata o icónico Navio Hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Este emblemático navio iniciou a sua atividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Após ter sido desativado esteve quase para ser desmantelado, no entanto, o extraordinário gesto dos Vianenses que, considerando-o património cultural e afetivo da cidade, o compraram, o reabilitaram e o transformaram num excelente espaço museológico, salvando assim este símbolo da epopeia da pesca do bacalhau. Desde que a gestão deste património foi entregue à Fundação Gil Eannes mais de um milhão de pessoas visitaram este fantástico navio”.

 

Na sessão, na qual estiveram presentes o Presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa, o Vice-Presidente, João Costa, e o Vice-Presidente do Município de Viana do Castelo, Vítor Lemos, foi realizada a entrega do prémio pelo Dr. Miguel Marques, Presidente do Júri Excellens Mare na Gala 2020 e sócio da PwC Portugal, responsável pelos assuntos do Mar.

 

 

A Fundação Gil Eannes, FP

29 de setembro de 2020.



«