31 Janeiro - 13º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes
26.01.2011

31 Janeiro - 13º aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes

A Fundação Gil Eannes comemora no próximo dia 31 de Janeiro, 13 anos do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

No âmbito destas comemorações está previsto pelas 21.30h o seguinte programa:

• "Vindos dos Mares do Fim do Mundo" ilustração teatral, pelo Centro Dramático de Viana.
  • "Bernardo Santareno, entre o Céu e o Inferno" palestra proferida por Vicente Batalha, Presidente do Instituto Bernardo Santareno.
  • Abertura das exposições "Bernardo Santareno pseudónimo António Martinho do Rosário: vida e obra" e "A Pesca do Bacalhau: navios bacalhoeiros de Viana do Castelo".

Durante o horário de visitas neste dia 31, as entradas no navio museu serão gratuitas.

Recorde-se que após ter sido vendido a um sucateiro e este ter dado início aos trabalhos de desmantelamento, a Fundação Gil Eannes em 1997, resgatou-o por 250 mil euros.

Chegado à cidade onde foi construído, em Janeiro de 1998, deu entrada nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para trabalhos de beneficiação e reabilitação.

Em Agosto de 1998, fica aberto ao público na antiga doca comercial de Viana do Castelo.

O Navio está aberto a visitas diariamente das 9.00h às 17.30h.