Secretário de Estado do Mar visita Navio Gil Eannes
12.03.2012

Secretário de Estado do Mar visita Navio Gil Eannes

O Secretário de Estado do Mar, Pinto de Abreu, esteve a bordo do Navio Hospital Gil Eannes, no passado dia 5 de Março, acompanhado pelo Presidente da Fundação Gil Eannes e Administradores para tomar conhecimento da história deste emblemático navio.

Na sala de reuniões, o Presidente da Fundação Gil Eannes fez uma apresentação sobre a história e regresso do navio a Viana do Castelo bem como, deu conta do que actualmente o navio tem para oferecer ao público.

Durante a apresentação também foram identificados os principais projectos que a Fundação Gil Eannes prevê desenvolver em 2012, como a criação do “Centro de Mar” que prevê a reabilitação dos espaços interiores do navio, o arranjo do convés de madeira e a instalação de um Centro de Interpretação Ambiental e de um Centro de Documentação do Mar e ainda, a criação de um programa museográfico, através do projecto Promar, que prevê a valorização do património do navio e o melhoramento do percurso de visita.

De seguida, foi realizada uma visita guiada aos espaços museológicos do navio hospital bem como, a passagem pela exposição “Cartas Náuticas do Navio Gil Eannes”. Esta exposição integra dez cartas náuticas que pertenceram ao navio e que demonstram algumas das rotas feitas ao longo da sua vida. As cartas têm a particularidade de estarem assinaladas manualmente com apontamentos das orientações tomadas.

O Navio Hospital Gil Eannes que se encontra aberto ao público desde Agosto de 1998 regista actualmente 570 379 visitantes.