Fundação Gil Eannes homenageia o Prof. José Hermano Saraiva
04.08.2012

Fundação Gil Eannes homenageia o Prof. José Hermano Saraiva

O Conselho de Administração da Fundação Gil Eannes deliberou, em reunião do dia 2 de Agosto, prestar uma homenagem ao Prof. José Hermano Saraiva, figura ímpar da cultura portuguesa, pela sua ligação à vida e recuperação do Navio Gil Eannes e que muito contribuiu  para o processo de resgate deste emblemático navio.

A sua intervenção  e os programas que fez na Televisão Portuguesa foram essenciais para a mobilização do país, quer no reconhecimento da importância deste navio  quer na preservação da memória de um símbolo de Portugal e de Viana do Castelo.

A Fundação Gil Eannes reconhecida ao Prof. José Hermano Saraiva pelo enorme contributo dado para a preservação no Navio Gil Eannes  tão grato a Viana do Castelo e às suas gentes,  deliberou atribuir o nome do Prof. José Hermano Saraiva  a uma sala de exposições do navio como forma de perpetuar a memória do ilustre Professor e a sua ligação e empenhamento para a recuperação do navio hospital.

Recorde-se que o Navio Gil Eannes regressou a Viana do Castelo em 1998, tendo entrado nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para receber profundas obras de reabilitação com o apoio de várias empresas e cidadãos. A partir deste ano, fica em exposição pública, na antiga doca comercial de Viana do Castelo, podendo receber a bordo visitantes dos quatro cantos do mundo.

A Fundação Gil Eannes regista atualmente 586 567 mil visitantes que para além de visitarem os espaços museológicos do navio hospital também podem pernoitar na Pousada de Juventude, instalada nas antigas enfermarias, com capacidade para 66 camas.