Exposição de 13 de Outubro a 31 de Dezembro
08.10.2012

Exposição de 13 de Outubro a 31 de Dezembro

A exposição "Os Amuletos nas Embarcações de Pesca" reporta-se ao trabalho de investigação desenvolvido por Alexis Passechnikoff, que em 1995, tentou saber o porquê das motoras, traineiras e arrastões ostentarem amuletos nas embarcações, designadamente a "figa".

Nesta exposição estão patentes vários registos fotográficos que exemplificam como os amuletos eram utilizados bem como, cerca de 40 figas de madeira pertencentes a diversas embarcações de pesca e alguma bibliografia sobre o tema.

Com várias conferências proferidas como "A Agulha de Marear no Imaginário de Francisco e Eduardo Pinheiro, 1867 - 1978" no Museu de Peniche em 1992; "Etnografia Marítima Portuguesa e Amuletos de Embarcações" em Montemor-o-Velho em 2004, e a participação em diversas exposições como "A Pesca à Linha do Bacalhau" em 1987/1988, no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim; "Faina Maior" em 1995, no Museu de Ílhavo; "Pedaços da Epopeia dos Dóris" em 2010, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Alexis Passechnikoff, belga residente no Porto há 58 anos, é colecionador desde 1981 e investigador de etnografia maritima.

A exposição "Os Amuletos nas Embarcações de Pesca" integra o percurso de visita ao navio museu e pode ser visitada diariamente a partir das 9H00.