16º ANIVERSÁRIO - dia 31 Janeiro 2014
17.01.2014

16º ANIVERSÁRIO - dia 31 Janeiro 2014

A Fundação Gil Eannes comemorou no dia 31 de Janeiro o regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

O Navio Gil Eannes que foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia, foi vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Face a este acontecimento, várias entidades vianenses mobilizaram-se para resgatar o navio da sucata, o qual regressou a Viana do Castelo em 1998, e após diversas obras de reabilitação realizadas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo com o apoio de instituições, empresas e cidadãos, o Gil Eannes passou a ser propriedade da Fundação Gil Eannes.

A Fundação Gil Eannes concretiza assim o seu objetivo e coloca o Gil Eannes em exposição pública, a funcionar como museu, na antiga doca comercial de Viana do Castelo.

Durante quinze anos, este emblemático navio já foi visitado por mais de 647 mil visitantes, muitos dos quais jovens estudantes dos diversos níveis de escolaridade.

O navio museu encontra-se aberto todos os dias a partir das 9H00.