Comemorações do Dia Nacional do Mar
18.11.2016

Comemorações do Dia Nacional do Mar

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar realizou-se uma sessão comemorativa da efeméride, da qual constou a abertura da exposição “Viana do Lima – Porta para o Mundo”, tendo havido uma palestra proferida pelo Dr. António Barros Cardoso e pela geógrafa Dra. Andreia Pereira.

Na altura foi entregue à Fundação Gil Eannes um cronómetro (relógio de precisão usado na navegação astronómica) pelo amigo do navio museu Capitão Valdemar Aveiro, que na impossibilidade de estar presente se fez representar pelo Rui Bela que leu a mensagem que abaixo se transcreve:

“Este cronómetro que vos envio pelo meu amigo Rui Bela, fazia parte dos instrumentos de navegação de um lugre da nossa ‘Pesca à Linha’ chamado Zé Alberto.

Trata-se de um ‘Navio Escola Dinamarquês’ que ao ser substituído por uma unidade mais moderna, ficou disponível para venda. Foi adquirido pela ‘companhia de Pesca Oceano’, da Figueira da Foz em 1936 e preparado para a Pesca de Bacalhau.

Foi assim o primeiro lugre da frota portuguesa construído em ferro.
Dada a sua origem e proveniência, tinha uma silhueta que o distinguia de todos os lugres da nossa frota.

Chegou às minhas mãos, como oferta para o Navio Museu Gil Eannes, através de um colega e meu grande amigo Ilhavense, o Capitão João Alexandre Simões Ré, nome este que deve constar como verdadeiro ofertante.

Com os meus cumprimentos respeitosos, sou,

Muito atentamente,

Valdemar Aveiro Gafanha da Nazaré,
16 de novembro de 2016.”

De referir que o pai do comandante João Simões Ré, de nome Alexandre Vidal Simões, chefe de máquinas do arrastão João Corte Real foi por duas vezes assistido no Navio Hospital Gil Eannes. A primeira devido a uma fratura de uma perna, tendo regressado ao seu navio após o tratamento. A segunda, na sequência de uma explosão a bordo do seu navio, tendo sofrido graves queimaduras foi transferido para o navio-hospital onde recebeu os primeiros tratamentos sendo posteriormente, evacuado para um hospital no Canadá onde veio a falecer passado três dias.

Em sequência da primeira passagem no navio-hospital, as muletas usadas na recuperação também foram oferecidas recentemente à Fundação Gil Eannes.

Fundação Gil Eannes,
18 de novembro de 2016.