Batido recorde de visitantes em 2016
05.01.2017

Batido recorde de visitantes em 2016

O Navio Hospital Gil Eannes encerrou o ano de 2016 com 66 052 visitantes um aumento de 39% das visitas em relação ao ano de 2015.

Também em 2016 verificou-se um aumento dos visitantes estrangeiros, considerando um aumento de 57% de franceses, 61% de brasileiros, 75% de espanhóis e 168% de visitantes americanos.

O Gil Eannes que abriu ao público em 1998 já recebeu ao longo destes anos 773 248 pessoas.

É já no próximo dia 31 de janeiro que se comemora mais um aniversário do regresso do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, cidade onde foi construído em 1955 pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, encomenda feita pelo Grémio dos Armadores dos Navios da Pesca do Bacalhau, para servir de apoio hospitalar e logístico à frota bacalhoeira que pescava o “fiel amigo” na Terra Nova e Gronelândia.

Na comemoração deste 19º aniversário da chegada a Viana, a Fundação Gil Eannes está a programar alguns eventos, pelo que fica aqui o apontamento (programa a publicar brevemente):

• Palestra sobre João Álvares Fagundes, pelo historiador Senos da Fonseca;
  • Apresentação da linha editorial da Fundação Gil Eannes com lançamento do primeiro livro “João Álvares Fagundes – Um Homem dos Descobrimentos”, autor Senos da Fonseca;
  • Projeção do filme “Anjo Branco”, filmado a bordo do Navio Hospital Gil Eannes durante a representação da peça de teatro, com o mesmo nome, levada a cabo pelo Centro Dramático de Viana. Este evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Após 19 anos ancorado na antiga doca comercial de Viana do Castelo e aberto ao público como um espaço museológico, o Navio Hospital Gil Eannes pode ser visitado todos os dias a partir das 9.30h.

A Fundação Gil Eannes
05 de Janeiro de 2017.