“nos mares da memória - estórias de uma faina maior…” filme apoiado pela Fundação Gil Eannes foi selecionado para integrar o cartaz do Roma Cinema DOC Film Festival
02.02.2017

Aberta que está a época da maioria dos Festivais de Cinema a nível mundial, "nos mares da memória - estórias de uma faina maior…”, um documento histórico audiovisual, estreado em Viana do Castelo no dia 31 de janeiro de 2016, aquando das comemorações do 18º aniversário da chegada no "Gil Eannes" à cidade, e apoiado pela Fundação "Gil Eannes", foi um dos filmes oficialmente selecionado para integrar o cartaz do Roma Cinema DOC Film Festival. Graças a este evento, os italianos e o resto do mundo vão ficar a perceber, ou a conhecer melhor, a presença dos lusos na Terra Nova e na Gronelândia e a grandeza que foi Portugal por mares outrora desconhecidos.

Segundo a equipa de produção deste trabalho, durante os próximos meses, outros festivais da especialidade irão ocasionar mais novidades, pois está a concurso em vários países nos diversos certames da arte.

Com realização de Rui Bela, guião de Senos da Fonseca e colaboração de alguns dos últimos heróis que protagonizaram esta “saga”, este documentário expressa a arte que os portugueses perpetraram como um dos seus maiores feitos, ao longo de cinco séculos de história - a pesca do bacalhau. Consubstancia ainda um tributo aos tripulantes dos navios bacalhoeiros considerados “homens de ferro em barcos de madeira”. Completamente isolados e entregues a si próprios enfrentavam um mar gelado, nevoeiros intensos, chuvas fortes ou neve e temperaturas muito baixas. Vida árdua, recheada de sacrifícios e provações... Aveiro, Viana do Castelo, Figueira da Foz, Nazaré, Ílhavo, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Vila Nova de Gaia, Porto, Lisboa, Fuzeta, Açores, Caminha, "Navio Hospital Gil Eannes ", e todo o litoral português está em grande evidência nesta relevante apreciação internacional!

A Fundação "Gil Eannes" associa-se a esta efeméride enfatizando o contributo que o Navio Hospital "Gil Eannes" concedeu à faina maior e que tão nitidamente é retratado neste documentário. O “Anjo Branco”, como era conhecido, encontra-se hoje atracado em Viana do Castelo, onde foi recuperado, assumindo-se como pólo de atração e sendo considerado património cultural e afetivo desta cidade.
A Fundação Gil Eannes
2 de Fevereiro de 2017